Tecnologia

Artista alemão causa polêmica ao ganhar concurso com foto criada com inteligência artificial

Boris Eldagsen causou polêmica ao ganhar o prestigioso prêmio de fotografia Sony World Photography. Ele foi acusado pelo júri de ter “mentido deliberadamente”.

O artista alemão Boris Eldagsen causou polêmica ao ganhar o prestigioso prêmio de fotografia Sony World Photography Awards em março, com uma imagem gerada inteiramente com a ajuda de Inteligência Artificial (IA).

Acusado pelo júri de ter “mentido deliberadamente”, Eldagsen disse ter sido transparente sobre a natureza de sua obra, mas decidiu recusar o prêmio.

A obra “Pseudoamnésia: O Eletricista” é uma imagem em tom sépia, que mostra duas mulheres de frente para a câmera, como se fosse uma fotografia do início do século XX.

A fotografia é um dos campos artísticos mais afetados pelo advento da IA, que permite a qualquer pessoa criar imagens ultrarrealistas simplesmente conversando com um “chatbot”.

No ano passado, outra obra de arte criada com IA ganhou prêmio em um concurso no Colorado (Estados Unidos) e causou polêmica.

Eldagsen disse em entrevista que sua proposta tinha como objetivo estimular o debate em torno da IA.

“Eu competi para provocar, para saber se as competições estão prontas para a chegada da IA. Não estão”, disse ele.
Em um comunicado, o concurso fotográfico afirmou que, a pedido do artista, estava retirando a obra da competição.

“Levando-se em conta suas ações e declarações subsequentes (…) não acreditamos mais que seja possível ter um diálogo construtivo com ele”, afirmou o Sony World Photography Awards em seu comunicado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo