Noticias

O que fazer se estiver doente no dia do Enem?

Segundo o edital, é possível solicitar a reaplicação do exame em caso de doenças contagiosas, como a covid-19. Confira como proceder

Foram meses de preparação e, quando o Enem finalmente se aproxima, um imprevisto acontece: você fica doente. Pode parecer assustador pensar que, além de encarar a enfermidade, um ano de estudos será “perdido”. Mas calma! Caso você esteja com alguma doença infectocontagiosa, o edital prevê esse tipo de situação e apresenta uma solução.

Quem for diagnosticado por uma das diversas doenças contagiosas citadas no edital não deve comparecer ao local de aplicação de prova. As doenças são:

tuberculose;
coqueluche;
difteria;
doença invasiva por Haemophilus influenzae;
doença meningocócica e outras meningites;
varíola;
influenza humana A e B;
poliomielite por poliovírus selvagem;
sarampo;
rubéola;
varicela;
e, claro, covid-19.
Nesses casos, o candidato deve acessar a Página do Participante e solicitar reaplicação em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação de prova. Os casos serão julgados individualmente pelo Inep.

E vale lembrar que o edital deste ano prevê ainda a utilização de máscaras de proteção contra a covid-19, exceto “nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar”. Para conferir se o uso está liberado ou não, verifique o site da prefeitura ou secretaria municipal de saúde da sua cidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo