Politica

Papel da tecnologia da informação no trabalho do MP é tema de evento nacional

O Ministério Público de Alagoas participou do VI Fórum Estratégico, realizado em Santa Catarina. Com o tema “Construindo Juntos o Futuro dos Mps”, o encontro teve como objetivo propor debates sobre o aprimoramento dos serviços ofertados à população com foco nas tecnologias da informação. O promotor de Justiça Vicente Porciúncula destacou a papel dos sistemas da informação no trabalho dos promotores e procuradores de Justiça.

“Entendemos a necessidade de uma aproximação da tecnologia da informação com a atividade-fim no sentido de criar ferramentas para potencializar ainda mais as ações das tecnologias já contratadas pelo MP. A sociedade e a instituição só têm a ganhar com a dinamização e melhor qualidade dos serviços. Nesse sentido, é importante destacar o apoio dado pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, à digitalização dos processos no âmbito do MP alagoano”, declara

O Fórum Estratégico é um evento realizado anualmente pela Softplan, empresa que desenvolve o sistema SAJ/MP, utilizado por membros e servidores que atuam na área fim. De acordo com o analista Filipe Coimbra, o evento foi importante momento de troca de experiência entre os usuários do sistema, contando com a participação de representantes de MPs de todo o país.

“Aproveitamos para apresentar a ferramenta construída localmente de emissão de certidões e como foram enfrentados os desafios do correto preenchimento das partes nos procedimentos extrajudiciais para certidões não sejam emitidas de forma indevida. A ferramenta recebeu elogios das outras unidades participantes e, inclusive, interesse para sua cessão”, finalizou.

Uma das discussões apresentadas durante o evento foi a necessidade de modernização do SAJ/MP, que deverá trazer, em suas próximas versões, ferramentas de trabalho mais intuitivas, além do uso de inteligência artificial. O VI Fórum Estratégico de Ministérios Públicos foi realizado no dia 19 e 20 de outubro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo