Noticias

Enem 2022: ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’ é o tema da redação

Finalmente a espera acabou. O Inep revelou qual o tema da redação para a edição 2022 do Enem: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Na visão do professor Rodrigo Bezerra, da disciplina de língua portuguesa e redação, a temática não será um problema para os alunos uma vez que, durante a preparação, notadamente nas disciplinas de história e sociologia, os alunos, não raro, estudam sobre “quilombolas, comunidades indígenas, pescadores artesanais, extrativistas” etc e suas inserções sociais.

Destaque-se que o recorte temático recai sobre “comunidades e povos tradicionais do Brasil”. Importante perceber também que há dois núcleos semânticos sobre os quais o candidato deve se debruçar.

Em primeiro lugar, a temática demonstra haver “desafios, dificuldades” – fato que o aluno deve apresentar ao longo do texto, isto é, deve mostrar quais são alguns desses desafios que impedem que esses povos sejam valorizados. Em segundo lugar, existe o núcleo da “valorização”. É fundamental que o candidato mostre, ao longo do texto, que esses desafios/dificuldades não permitem que esses povos sejam vistos, sejam valorizados pela sociedade.

Por último, o candidato deve, em sua conclusão/proposta de intervenção, trazer soluções que melhorem a situação dessas comunidades e desses povos, respeitando os Direitos Humanos e apresentando os cinco elementos exigidos pela banca do INEP.

Não é, na análise do professor Bezerra, um tema difícil. Para ele, o tema beneficiou quem sempre teve leitura ampla e prestou muita atenção nas aulas de História e Sociologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo