Noticias

Cuidando da economia e a natureza: saiba mais sobre a licença ambiental

Abrir uma empresa significa que a mesma deve controlar a emissão de poluidores em suas atividades. Diante disso, o ilustre Amauri Jacintho Baragatti entende que é importante que uma corporação adquira a licença ambiental para evitar gastos desnecessários com processos jurídicos, além de ficar mal visto entre o mercado e consumidores. Quer evitar multas desnecessárias para sua empresa? Acompanhe o artigo e saiba como a licença ambiental pode auxiliar.

O que é licença ambiental?

Segundo o doutor Amauri Jacintho Baragatti, a licença ambiental contempla um dos documentos essenciais para o setor administrativo de uma empresa, já que o mesmo é responsável por atestar a legalização da instalação das propriedades de uma empresa, em um determinado terreno do município. 

Ou seja, esse documento possui a finalidade de permitir, através da análise efetuada pelo órgão ambiental do município, que a corporação possa dar procedência em suas atividades dentro de um território delimitado, sem prejudicar o meio ambiente e a vida animal presente naquela região. Interessante, não é?

Qual a importância da licença ambiental?

Logo, como comenta o admirável Amauri Jacintho Baragatti, esse tipo de documento desempenha um papel essencial no setor administrativo de uma empresa, auxiliando os colaboradores a monitorar e traçar metas na atividade produtiva da instituição, evitando a emissão de multas pela defesa ambiental da cidade. 

Ademais, por ser um documento que prevê as atividades que a empresa pode realizar no terreno concedido a ela, no determinado espaço de tempo, sem prejudicar o avanço financeiro da mesma e os recursos naturais presentes no meio ambiente, a licença ambiental deve ser adquirida por todas as corporações, comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti.

Quais são as vantagens da licença ambiental?

Por fim, como indica o advogado Amauri Jacintho Baragatti, há inúmeras vantagens em adquirir a licença ambiental, como evitar que as atividades de uma empresa apresentem riscos ao meio ambiente, e inibir que a mesma seja assolada com a aplicação de multas punitivas, ocasionando gastos desnecessários.

Também, outros benefícios em adquirir essa documentação são:

  • Previne o gasto com penalizações; 
  • Promove a preservação dos recursos naturais; 
  • Deixa a empresa ciente de seus direitos e deveres;
  • Auxilia na construção de uma empresa mais ética. 

Quer evitar gastos desnecessários na sua empresa? Adquira a licença ambiental junto ao órgão ambiental do seu município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo