Noticias

Investimentos de curto prazo: conheça as principais opções com essa característica

Os investimentos de curto prazo são a escolha de muitas pessoas que desejam ter bons rendimentos em um período menor. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é importante conhecer as opções que trazem essa possibilidade. Dessa forma, para descobrir quais são as principais modalidades com essa característica e descobrir quais são as suas vantagens, continue a leitura deste artigo! 

Mas o que são investimentos de curto prazo?

Basicamente, os investimentos de curto prazo são aqueles cujo vencimento é de até um ano. Eles possuem uma liquidez maior, além de rendimentos que são alcançados durante esse período. Ademais, os valores de aplicação costumam ser menores, sendo utilizados para metas e objetivos que uma pessoa deseja conquistar em um tempo menor como, por exemplo, a compra de um novo celular ou uma viagem simples. 

Para quais casos os investimentos de curto prazo são indicados? 

Nesse sentido, saiba que os investimentos com essa característica serão indicados para os casos em que o resgate do valor precisa ser realizado em menos de um ano. Assim, para situações mais imediatas — como os exemplos citados anteriormente —, essas serão opções interessantes, uma vez que trazem bons rendimentos em um curto período. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é importante avaliar as necessidades antes de investir. 

Quais os benefícios dos investimentos desse tipo?

Dessa forma, saiba que existem benefícios de aplicar o dinheiro em investimentos de curto prazo. Principalmente para as pessoas que desejam guardar um valor durante um tempo menor, essa pode ser uma oportunidade de alcançar bons rendimentos, os quais poderão ser utilizados para outros objetivos. Sendo assim, é essencial ter em mente os seus objetivos e metas no momento de realizar essa aplicação. 

Quais são os principais tipos de investimentos de curto prazo? 

Agora que você entendeu mais sobre os investimentos com um período menor resta a seguinte questão: quais as opções que possuem essa característica? Desse modo, saiba que existem diversas alternativas com um curto prazo, que vão desde as de renda fixa — mais seguras —, até as de renda variável — mais arriscadas, como as ações. Conforme pontua Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é essencial conhecer essas modalidades. 

Assim, uma das opções desse grupo são os títulos do Tesouro Direto. Nessa alternativa, uma pessoa estará emprestando dinheiro ao Governo Federal, recebendo o valor no futuro, com acréscimo de juros. Especialmente os ativos do Tesouro Selic — os quais são atrelados à taxa selic —, trazem uma rentabilidade diária, com um resgate que também pode ser feito todos os dias. 

Além disso, outras modalidades de curto prazo são os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) com liquidez diária, as Letras de Crédito — sejam elas do mercado imobiliário ou do agronegócio — e  os Fundos de Renda Fixa. Dessa maneira, é importante conhecer cada uma dessas opções, entendendo qual delas atende melhor às suas necessidades. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta que esse é um passo essencial.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo