Noticias

Huawei diz ter feito grandes avanços em sistemas operacionais e IA

Empresa chinesa afirma ter feito em 10 anos o que concorrentes dos EUA e Europa levaram 30

A chinesa Huawei Technologies disse nesta sexta-feira (21) que fez avanços em áreas que vão desde sistemas operacionais até inteligência artificial (IA), e que a empresa levou 10 anos para fazer o que os Estados Unidos e a Europa levaram 30 anos para alcançar.

Richard Yu, presidente do Consumer Business Group da Huawei, discursava na abertura de uma conferência de desenvolvedores de três dias na cidade de Dongguan, no sul da China, onde disse que o sistema operacional da empresa, Harmony, está agora disponível em mais de 900 milhões de dispositivos.

“O Harmony fez grandes avanços. Pode-se dizer que em 10 anos alcançamos o que nossos equivalentes europeus e americanos levaram mais de 30 anos para fazer, em termos de construir a tecnologia central de um sistema operacional independente”, disse Yu.

O HarmonyOS é o sistema operacional proprietário da Huawei, lançado em 2019, quando restrições tecnológicas dos EUA cortaram a empresa do suporte do Google para o sistema operacional Android que usava em smartphones.

A infraestrutura de inteligência artificial Ascend da empresa — a mais poderosa de uma empresa chinesa — é agora a segunda mais popular depois da Nvidia, que domina o mercado de chips de IA, acrescentou Yu.

No primeiro trimestre de 2024, o HarmonyOS da Huawei ultrapassou o iOS da Apple e se tornou o segundo sistema operacional móvel mais vendido na China, atrás do Android, com uma participação de mercado de 17%, segundo a empresa de pesquisa Counterpoint.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo