Para o acionista de empresas no setor financeiro, Valdir Agostinho Piran, a importação e exportação de produtos é o que mais movimenta o capital nos países atualmente. Ainda assim, várias empresas falham na hora de tomar algumas medidas de planejamento e pesquisa, e isso faz com que o preço das vendas não seja tão lucrativo como o esperado.
Neste artigo, iremos apresentar 3 principais práticas que prejudicam os analistas como forma de ajudar aqueles que desejam melhorar o crescimento desse setor. Sendo assim, se você tem interesse nesse tipo de assunto, e pretende estar pronto para obter um maior retorno financeiro, basta apenas que leia esse artigo até o final.
Sobre a importação e exportação de produtos brasileiros
Conforme pontua Valdir Agostinho Piran, a importação e exportação de produtos no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos. Só em 2021, o país entrou no ranking dos principais importadores e exportadores de materiais e alimentos do mundo todo, e todo esse crescimento foi em razão das pessoas que sabiam como e quando fazer determinada importação, bem como catalogar os seus produtos.
Mas como já mencionado, existem alguns erros que são cometidos por diversos outros, que, infelizmente, perdem muito o preço de suas vendas. A seguir, você compreenderá cada um deles.
Ações que não devem ser cometidas nesse setor
- Não ter estratégia de venda
O primeiro tópico a ser pontuado tem relação com a estratégia de venda do produto. Sabemos que assim como qualquer comércio, a importação e a exportação são direcionadas a um público em específico. Contudo, a pressa de muitos indivíduos faz com que os planos de direcionamento a um grupo que queira comprar acabe não existindo, e por isso, a pendência de vendas acontece, e consequentemente, a perda de lucro ocorra.
- Não possuir planejamento
E assim como a técnica de venda, a falta de planejamento não permite que a pessoa saiba avaliar o preço de seus produtos. Conforme explica Valdir Agostinho Piran, é imprescindível saber determinar um valor para o seu comércio, de forma que você obtenha uma quantia justa e consiga vender por um preço justo. Dessa maneira, as chances dos compradores continuarem investindo com você serão sempre altas.
- Esquecer da nomenclatura comum do Mercosul
Por último, mas não menos importante, muitos acabam esquecendo da NCM na hora de direcionar os seus produtos da alfândega. A NCM, ou nomenclatura comum Mercosul, serve para apresentar os impostos dos produtos e as restrições de entrada na União Européia, ou seja, caso os materiais que estejam sendo importados e exportados não passe pelo alfandegário, toda a sua mercadoria ficará apreendida.
Bom, dada as dicas, está mais do que na hora de você repensar as suas estratégias de importação e exportação, pois conforme explica o acionista de empresas no setor financeiro, Valdir Agostinho Piran, um bom negócio só pode ser realizado de boa maneira caso haja mais preparação, cautela e pesquisa sobre o assunto.