Brasil

UFJF marca presença em debates da área de Tecnologia

Servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vinculados às pró-reitorias de Inovação (Proinova) e de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) participaram de eventos recentes na área de Tecnologia, com o objetivo de trocar experiências e soluções.

A equipe de gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lotada no Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), vinculado à Prosdav, participou da edição 2024 do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado em São Paulo entre os dias 4 e 6 de junho. A equipe foi acompanhada pelo pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação Institucional, Marcel Vieira.

Já o pró-reitor de Inovação, Fabrício Campos, participou dos debates da 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, em Belo Horizonte, no último mês de maio.

Encontro sobre Tecnologia da Informação e Comunicação

Neste ano, o tema do WTICIFES 2024 foi “Estratégias de TI para a Reconstrução e Inclusão nas Ifes”. O objetivo foi discutir as possibilidades de utilização das TICs para a reconstrução das Instituições Federais de Ensino Superior, tendo em vista a adaptação das Ifes às mudanças do mundo moderno.

O WTICIFES é organizado pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das Ifes (CGTIC), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Como aponta o gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Francisco Henrique Cerdeira Ferreira, o tema principal do evento neste ano é, também, uma preocupação da UFJF. “E está elencada em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como objetivo estratégico”, afirma o servidor, que destaca também os debates em torno de temas como inovação de serviços, governança e gestão de TIC.

Entre os assuntos debatidos no workshop, a gerente de projetos e sistemas, Crystiam Kelle Pereira e Silva, destaca o uso das TICs no apoio ao aprendizado, redução de desigualdades, suporte à decisão e melhorias quanto à infraestrutura, segurança e privacidade. “Além disso, são discutidas questões relacionadas à retenção de talentos na área de TIC e melhores práticas de fornecimento de serviços no contexto das Ifes”, enumera.

De acordo com a coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo, participar de um evento do tipo permite “a troca de experiências e o compartilhamento de melhores práticas e soluções de TIC entre as IFES, possibilitando um avanço maior na oferta de serviços de grande impacto em nossa Universidade”, afirma a servidora. Ainda de acordo com Patrícia, foram compartilhadas experiências de sucesso e será feita uma curadoria da aplicabilidade das ideias na UFJF.

O grupo de gestores de TIC da Universidade no WTICIFES 2024 foi acompanhado pelo pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira. Para o pró-reitor, a presença da equipe nas “intensas discussões” e no compartilhamento de conhecimento, “reafirmam o compromisso da Pró-reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) com a excelência e a inovação em TIC na UFJF, buscando sempre as melhores práticas para fortalecer nossa infraestrutura tecnológica e, consequentemente, aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à nossa comunidade acadêmica.”

Ainda segundo Vieira, o grupo retorna de São Paulo, com uma “bagagem repleta de novas ideias e soluções que, sem dúvida, contribuirão significativamente para o avanço dos nossos projetos e iniciativas.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo