Info Jornal Notícias
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
sexta-feira, 6 fev 2026
Font ResizerAa
Info Jornal NotíciasInfo Jornal Notícias
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
  • Início
  • Brasil
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
© Info Jornal - [email protected]
Info Jornal Notícias > Blog > Tecnologia > Inovação de resultado: tecnologia de DNA faz plantas florescerem dez vezes mais rápido em Brumadinho
Tecnologia

Inovação de resultado: tecnologia de DNA faz plantas florescerem dez vezes mais rápido em Brumadinho

Meyer Weber
Meyer Weber Published 25/03/2024
Share
SHARE

O rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos na bacia do rio Paraopeba. Um dos maiores desastres ambientais do país, deixou pelo menos 270 pessoas mortas e danos ambientais sem precedentes. Uma portaria do estado de Minas Gerais publicada logo após o desastre e ainda em vigor considerou a água do rio de Brumadinho imprópria para qualquer uso. O trabalho de recuperação da área, custeado pela Vale, continua em andamento.

Vale ainda não resolveu problema de Mariana, Brumadinho e finge que nada aconteceu, diz Lula
Brumadinho: x-presidente da Vale sabia dos riscos e nada fez, diz delegado
Destino de imóveis comprados pela Vale em Brumadinho é incerto

Como parte das iniciativas para recuperar a biodiversidade da região, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) criou, em parceria com a Vale, uma tecnologia de DNA capaz de acelerar em dez vezes o florescimento das plantas nativas da região – e, assim, acelerar o reflorestamento. O sucesso foi tanto que a técnica foi levada para dois outros biomas: Amazônia e Cerrado. Na Amazônia, o resgate de DNA e indução do florescimento precoce estão sendo usados na regeneração da floresta no entorno da Usina de Belo Monte. No Cerrado, para o reflorestamento de áreas de Felixlândia e de Paraopeba, municípios de Minas Gerais.

O processo começa com o resgate do DNA da planta que ainda está na região. Mesmo que estejam em processo de degradação, ainda é possível a coleta dos genes dos exemplares que estiverem verdes. Depois, os pesquisadores de Viçosa dão sequência ao enxerto: a conexão da muda gerada a partir do DNA coletado em Brumadinho com uma outra planta, a qual desenvolverá as raízes. O exemplar a ser desenvolvido será idêntico ao que vivia na região degradada.

Para o pesquisador Gleison Augusto dos Santos, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Viçosa, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, a recuperação do DNA é importante por possibilitar o reflorestamento com os mesmos indivíduos que já estavam no local anteriormente. Até hoje, mais de 30 espécies já tiveram seus DNAs coletados pela UFV.

Depois, as mudas já mais desenvolvidas são expostas a diferentes hormônios, para que sejam capazes de frutificar mais rapidamente do que o normal. Esse processo possibilita, de acordo com os pesquisadores, que uma planta que levaria mais de 8 anos para florescer chegue a esse estágio entre 6 a 12 meses.

É quando floresce e gera frutos, os quais carregam sementes, que uma planta passa a ter um papel mais relevante para a biodiversidade, porque espalha suas sementes, oferece alimentos à fauna e possibilita a ação de insetos polinizadores. Neste momento, o exemplar é levado de Viçosa a Brumadinho para ser plantado.

Além da Vale, a UFV tem parceria com outras empresas para a expansão da tecnologia de regeneração de DNA em áreas degradadas. São elas: Anglo American, Gerdau Mineração, Vallourec e a Hidrelétrica de Belo Monte.

Share This Article
Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Adriano Rodrigues Fim Impulsionando o crescimento desde o início: estratégias de consultoria para startups
Next Article Juventudes da Bahia discutem a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

A Non Stop amplia seu casting com Os Três Porquinhos, grupo que se destaca pela comédia acessível.
Grupo de comédia “Os Três Porquinhos” passa a integrar o casting da Non Stop
Noticias
Para Andre de Barros Faria, a liderança analítica transforma dados em clareza, orientando decisões que inspiram e fortalecem equipes.
Liderança analítica: Como usar dados para inspirar equipes e tomar decisões assertivas?
Noticias
Como a transformação da telefonia fixa da Vivo pode impactar o futuro das comunicações no Brasil
Brasil
Paulo Roberto Gomes Fernandes celebra o reconhecimento da Índia e da Comunidade Europeia, que concedem patentes à tecnologia inédita desenvolvida pela Liderroll.
Índia e Comunidade Europeia reconhecem tecnologia inédita da Liderroll e concedem patentes ao método brasileiro
Noticias

Você também pode gostar:

Tecnologia

A Nova Tabela Periódica e Seus Impactos no Design de Relógios Atômicos de Alta Precisão

By Meyer Weber
Tecnologia

Gestão aborda uso de tecnologia e inovação no serviço público durante evento em Brasília

By Meyer Weber
Tecnologia

Inovação no Setor Automotivo: Avanços Tecnológicos para a Proteção da Frente dos Veículos

By Meyer Weber
Tecnologia

Como a Dor Pessoal Está Impulsionando uma Revolução Tecnológica no Diagnóstico do Câncer

By Meyer Weber
Info Jornal Notícias

Sobre nós

Info Jornal é o seu portal para as notícias mais relevantes e atualizadas do mundo. Seja para ficar por dentro das últimas tendências, entender as nuances das principais notícias ou explorar questões locais e globais, o Info Jornal é sua fonte confiável para informação de qualidade. Acompanhe-nos para uma visão completa e bem-informada do que está acontecendo no mundo.

Entre em contato

Para entrar em contato, envie um e-mail para:

[email protected]

 tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?